ReiKi

Energia Vital do Universo

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Quando pensamos em Reiki não podemos deixar de dar a devida honra e reverência a Mikao Usui, o canalizador desse método de cura incrível e maravilhoso.

Acredito que as pedrinhas que pavimentaram o caminho dele até aquele ponto onde ele se encontrava, antes dessa canalização, foram imprescindíveis para esse presente que nos foi apresentado. Tudo em sua vida levou àquele momento. Levou àquela insatisfação interna. Àquela necessidade de se distanciar de tudo e de todos – processo bem conhecido para nós que praticamos a Caminhada Espiritual – e de se entregar a algo de maior… neste caso, a um monte.

O seu maestro zen o aconselhou um período de meditação no Monte Kurama, um pouco ao norte de Kioto, com a intenção de encontrar o significado da sua vida. Estamos falando de 1922, ele tinha mais ou menos 57 anos.

Ele ficou em meditação por 21 dias. E durante este período ele recebeu a iluminação para esta técnica de cura incomparável.

Mikao descendo do Monte Kurama começou a promover curas através da imposição das mãos e de pouco a pouco a sua técnica ficou conhecida na região. O Método de Usui foi chamado de ReiKi. Rei – além, espiritual, e Ki – energia. Aqui no ocidente foi traduzido como Energia Vital Universal.

O Reiki como o conhecemos hoje, se baseia na imposição de mãos em posições específicas e direcionadas ou apoiadas à várias partes do corpo promovendo uma sensação de bem estar muito profunda.

O toque das mãos em si é terapêutico.

 

presente maior está aqui, na nossa frente. O momento presente. O hoje. Não se preocupe. Confie.

 

Com as mãos colocamos em prática nossos projetos e ideais. E através delas realizamos obras inimagináveis.

Imagine agora no teu rosto o toque carinhoso de sua mãe, por exemplo, ou o toque de uma pessoa querida no momento de um abraço. É algo tão perfeito e profundo que mesmo que esta pessoa não esteja mais entre nós, conseguimos reviver aquele momento. Aquela sensação. Aquela cura.

Aqui, no Reiki, esse toque se une com a intenção e se torna uma imposição… de mãos… de cura… de amor. Essa imposição de amor é alimentada pela Energia de Vida do Universo.

Energia de vida.

Energia do Tudo.

Mikao, com o passar do tempo, notou que as pessoas continuavam a buscá-lo pelo mesmo motivo ou pela mesma doença esperando mais uma vez o milagre de uma cura ou alívio. Isso o direcionou a uma posição mais severa e exclusiva sobre o Reiki.

Me lembro de uma de minhas Mestras dizer que se uma pessoa procura o tratamento mais de 3 vezes seguidas seria melhor incentivar o cliente a fazer o primeiro nível o mais rápido o possível. Ou seja, devemos tornarmos responsáveis por nós mesmos.

 

Os 5 Princípios do Reiki

 

Dentro do Reiki encontramos ainda 5 Princípios que são o fundamento da filosofia:

 

Só por hoje:

Não se zangue,

Não se preocupe,

Seja grato,

Trabalhe com diligência,

Seja gentil para as pessoas.

 

Esses são os princípios fundamentais do Reiki.

Essa é a receita do bolo da felicidade. Receita versátil que nos ajuda a atrair coisas boas e tudo de bom nesta vida. São somente 5 coisas. 5 indicações. E mesmo depois de ANOS!!!! Ainda luto com algumas delas. Porém quando consigo colocar em prática estes conselhos tudo flui em modo melhor. Eu me sinto melhor. Eu dou o melhor de mim. Consigo sentir essa energia de Vida e entrar em contato com a energia do Tudo.

Faça esse teste por alguns dias. Recite e viva esses conselhos.

Perceba como você se sente. Esses conselhos são preciosos. Coloque-os em ação. Aqui está a solução para todos os nossos problemas. E ainda não estamos falando sobre curar o outro. Estamos falando em nos curar.

Esses conselhos são o fundamento da filosofia do Reiki. Sem a prática contínua deles o reikiano não consegue expressar a totalidade dessa energia.

 

Principios do Reiki

 

Vejamos um pouco mais sobre Os 5 Princípios do Reiki

 

Só por hoje:

Não se zangue,

 

Ok, mas pode ser muito complicado se eu tenho de ficar 2 horas parado na marginal no meio de um engarrafamento de baixo de um sol escaldante e se eu tiver um pouco de sorte o meu ar-condicionado estará quebrado.

Sim, essa imagem não é uma das melhores, porém é uma ótima ocasião para exercitar esse princípio do Reiki.

Não se zangue.

A zanga é um estado afetivo que se ativa por estímulos internos ou esternos e tem muito a ver com as nossas interpretações cognitivas. Podemos escolher, muitas das vezes, se nos zangarmos ou não.

Por exemplo quando temos de acompanhar nossos pequenos nos momentos de descoberta do mundo ou quando temos de ensinar nossos animais o melhor lugar para fazerem suas necessidades. Estou falando de joelhos ralados e vasos quebrados por toda a casa. Ou ainda xixi dentro do armário… 😊

A paciência é a chave para o controle desse estado afetivo.

É importante esclarecer que não podemos existir sem esse aspecto emotivo. A raiva é uma das emoções de base do ser humano. É universal. A gestão inadequada dessa emoção pode estar ligada à uma série de consequências psicológicas. A ajuda de um profissional esperto pode ser a solução caso você não esteja conseguindo se relacionar pacificamente com outras pessoas. Além desse acompanhamento a meditação e por que não, Reiki, podem ser fortes aliados.

 

Só por hoje:

Não se preocupe,

 

Este é um exercício contínuo para muitos de nós. A preocupação está de mãos dadas com a ansiedade. Em algumas pessoas ela pode ser o gatilho para uma séria patologia.

O convite mais difícil que Mikao nos fez foi esse. E tenho de ser realista com vocês, estou ainda praticando.

Enquanto escrevia essas palavras uma imagem se criou em minha mente: Um pequeno garoto olhando para cima. Encantado com a luz que ele consegue ver. Segurando firmemente a mão do seu pai, caminhando. Confiando que o amanhã trará coisas melhores. Confiando que a vida está no controle do nosso dia a dia.

Não se preocupar é entregar as nossas preocupações ao Universo e às suas infinitas possibilidades. É entregar completamente o nosso ser às infinitas possibilidades.

presente maior está aqui, na nossa frente. O momento presente. O hoje. Não se preocupe. Confie.

 

Só por hoje:

Seja grato,

 

Gratidão também é um exercício.

No início pode ser difícil de compreender o seu porquê. Mas devagar devagarinho tudo começa a ter mais sentido quando instalamos dentro de nós esse sentimento.

A gratidão começou a ser estudada a pouco tempo, por volta dos anos 2000, sabemos ainda pouco sobre ela. Porém os filósofos gregos consideravam esse sentimento fundamental para a manutenção da ordem social aristocrático sem falar da importância para um bom convívio dentro da comunidade.

A experiencia de gratidão é o centro da maioria das religiões.

Um exercício que tenho feito ultimamente e que me dá muita satisfação é fazer uma lista de 10 coisas pelas quais eu sou grato durante o meu dia. Tenho feito postagens no meu Instagram como exemplos. Se puder, dê uma olhada. 😊

 

Só por hoje:

Trabalhe com diligência,

 

Somente por hoje. Amanhã será um outro dia.

Trabalhe com diligência. Com carinho. Com honestidade.

Eu trabalhava em uma Casa de Cura Espiritual naquela época. A mentora da Casa, Vovó Maria Conga, me chamava sempre a atenção quando eu estava trabalhando no jardim. O trabalho era sempre impecável, mas faltava algo, segundo o seu olhar de Mentora, faltava amor.

Eu olhava para o nada, visto que o meu dom de vidência era inexistente na época, e ouvia aquela informação com uma indignação infantil. Ai, que vontade de bater o pé e dar uma birra!!!

O jardim estava lindo! Sem nenhuma folha! Todo arrumadinho! Não estava faltando nada não! E ao mesmo tempo estava faltando sim.

Estava faltando a minha energia naquela tarefa ali.

Anos depois consegui entender o que significava para a minha Vó colocar amor no que faço.

Rudolf Steiner, esotérico e teósofo austríaco, me explicou melhor o que minha amada avó tentou me dizer naquele tempo.

Segundo Steiner, a melhor forma de meditação é o momento presente.

Estar no momento presente, segurando o rastelo, com a intenção e presença, ver o movimento das folhas sendo reunidas depois dos movimentos contínuos do instrumento. Controlar o instrumento. Respeitar e aceitar o vento que as vezes trabalha contra o resultado esperado. Reunir tudo em um saco para ser levado para fora. Parar e olhar para a árvore que trabalhou duro para se manter durante toda a estação e agora tem de deixar ir suas amadas pequenas partes. Humildemente pedir a permissão para o terreno e dizer-lhe que o deixará desprotegido por algum tempo, mas estará ali caso ele precise de ajuda. Finalmente terminar o tudo e admirar o trabalho completado. Talvez com um copo de água fresca. Um respiro final… Obrigado…

Conseguiu notar o amor em cada uma destas passagens?

Eu demorei a aprender.

Mas é assim que se ama. No momento presente. O amor do passado ficou lá atrás. Aquele do futuro não nos pertence. Aqui e agora. Somente o amor de hoje conta.

 

Só por hoje:

Seja gentil para as pessoas.

 

“Quantos dentes você tem na boca, 72?”Essa foi uma das primeiras coisas que meu melhor amigo me disse a segunda vez que nos encontramos. Me faz morrer de rir até hoje. É verdade, a vida não economizou nos meus dentes.

Algumas pessoas me consideram muito gentil, muito educado, às vezes até demais. Fato é que escuto muito coisas do tipo: Não é normal para uma pessoa ser assim educado e gentil. Você deve estar querendo alguma coisa…

Na verdade, é normal sim. Deixando de lado alguns traumas de base, não tem nada de errado em ser gentil com as pessoas. Por isso eu sou assim.

Isso me foi ensinado como um meio de defesa para o ambiente onde eu me encontrava. Mas acabou sendo muito mais do que um mecanismo de defesa. Me tornei o que sou hoje graças esse mecanismo.

Porém a gentileza comigo mesmo é algo que eu ainda trabalho muito. Para mim é muito fácil me machucar. Eu consigo fazer danos incríveis a mim mesmo.

A gentileza também pode ser conseguida com alguma prática. Com muita paciência. Esse exercício é muito lindo de ser feito. Lindo assim como você.

Olhe ao teu redor. O que estão fazendo as outras pessoas? Vivendo as suas vidas, imagino. Agora convido você a viver a tua de um modo diverso.

Abra teu coração.

 

Cuide-seAme-se.

 

Com uma respiração normal, assim como você é acostumado a fazer, imagine o teu coração pulsando. A cada respiração essa pulsação se expande em ondas de cor dourada e vermelho. A cada respiração o teu coração fica maior. Aberto. Vivo. Mais Vivo.

Sinta pelo teu corpo as sensações que vierem à tona. Deixe que elas tenham o seu curso. Fique neste exercício até você sentir cada parte do teu corpo como parte integrante do teu ser.

Dentro desta frequência não pode existir nada além de gentileza e amor.

Seja gentil consigo mesmo. Com o teu corpo. Com o teu tempo pessoal. Com o teu ritmo. Com a tua tonalidade pessoal.

Ame-se. Cuide-se. Coma coisas boas. Cozinhe para você e para quem você ama. Caminhe. Ou sente-se e observe o nada, o vento na janela, as páginas de um livro.

Cuide-seAme-se.

 

Espero que esse post tenha deixado algo de bom para você. Isso tudo é Reiki. Se tiver alguns minutos deixe um comentário com a tua experiência. Será de grande ajuda para muitas pessoas.

 

Um grande abraço.

 

RFD

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More