Um trabalho para Hércules

Encontrando a força para viver com a ajuda das Constelações Familiares

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Encontrando a força para viver com a ajuda das Constelações Familiares

 

Quando pequenos a vida nos dá muitas informações.

Acredito que tudo isso faça parte de um plano maior que nos molda com impulsos direcionados ao nosso crescimento. Nos mostra como ser homens e mulheres. Nos mostra como sermos fortes. Nos mostra o que é certo ou errado. Tudo isso de acordo com o nosso ambiente. De acordo com o lugar onde vivemos e em sintonia com a nossa família de origem.

Fato claro sobre isso é que pais que leem tem maior probabilidade de criar o estímulo e o hábito da leitura em seus filhos. Enfim, exemplo, nada mais. É a única coisa que podemos dar. 😊

Um trabalho para Hércules
Um trabalho para Hércules

A minha infância foi marcada pela Mitologia Grega. Sempre me interessei pelos personagens e as experiencias de vida deles. Mas no final das contas um exemplo de hombridade maior que aquele de Hércules é difícil de encontrar.

Revendo e pesquisando um pouco mais sobre esse mito me deparei com um homem comum. Forte além dos limites imagináveis pela biologia. Mas um homem como qualquer outro.

Homem que perde a sua razão. Homem que comete erros. Homem influenciado por outros. Homem que se arrepende. Homem que procura uma redenção. Homem que luta pelos seus direitos. Homem. Herói.

A mitologia grega conta a história dos 12 Trabalhos de Hércules. 12 tarefas quase impossíveis de se completar para alcançar a redenção dos seus atos e com isso a imortalidade. As quais  ele conseguiu completar. Todas!

Mas, e eu que sou um ser humano comum, sem força sobre-humana, não tenho nenhum trabalho a fazer?

Se tornou complicado nos dias de hoje ir ao Templo de Delfi “bater um papo” com um dos Oráculos na segunda-feira de tarde e receber algumas dicas específicas de como alcançar a imortalidade, por exemplo.

Os tempos mudaram ultimamente. Que desilusão quando me tomei conta disso. E agora?

O caminho mais simples, acredito, seja aquele de nos tornarmos Novos Hércules. E quem sabe, fazer um grupo de música MPB.

Brincadeiras à parte, é uma fadiga imensa e às vezes quase desumana o percurso de evolução e crescimento pessoal. Nem falo aqui do espírito e a sua de evolução, que na verdade é uma consequência desse processo. E para sermos sinceros… onde podemos encontrar aquela força?

No caminhar com as Constelações Familiares aprendemos que a Força vem daqueles que vieram antes. Dos nossos pais, avós, bisavós, familiares… etc.

 

A Força vem daqueles que vieram antes. Dos nossos pais, avós, bisavós, familiares. (…) Com toda a força que vem dos mais velhos.

 

Posso não ter de enfrentar um leão feroz em Nemea mas tenho de vencer os meus traumas e vestir minhas cicatrizes como prêmio e prova da minha vitória.

A minha Hidra é na verdade representada pelos meus vícios e inclinações desconstrutivas que precisam ter as cabeças cortadas e cauterizadas.

As alusões podem ser infinitas e cada uma traz consigo um caso diferente e uma experiência única. A força, porém, vem de uma única fonte: daqueles que prepararam a estrada antes de nós. Com toda a força que vem dos mais velhos.

Um primeiro passo pode ser perceber a influência e a importância da vida que nossos ancestrais – homens e mulheres da nossa família – tiveram na criação das oportunidades que temos aqui e agora. Na criação das formas de pensar e a contribuição que elas dão para as nossas capacidades de adaptação nas mais variadas situações da vida.

Não seria possível viver plenamente sem essa influência. Sem essa força é difícil até colocar em prática aquilo que podemos ser.

Atenção, esse passo pode ser desconfortável. Ele vai servir para nos deixar alerta em todos os campos onde nos encontramos na nossa vida: família, relacionamentos, trabalho, amizades… Tentando compreender qual é realmente a nossa função e o nosso lugar como filho, irmão, primo, namorado, um dos funcionários da empresa onde trabalhamos… e o que temos de aprender com ela.

 

É realmente um trabalho para Hércules. 🙂

 

E no teu caso, quais são os teus 12 trabalhos?

Um Grande Abraço!

 

RFD

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More